Discussões


Aula 2: Design Didático de AVAs Imersivos para EaD


Início: 16/05/2011
Encerramento: 23/05/2011

Esse debate será dividido em duas etapas, portanto tenha atenção a data de início e término de cada etapa, bem como a proposta para cada etapa.



IMPORTANTE: Esse fórum valerá um total 4 pontos para essa aula, distribuídos em 2 pontos pela participação em cada etapa.



ETAPA 1 da Aula 2: 



Início da Etapa 1: 16/05/2011
Fim da Etapa 1: 19/05/2011
 



Após assistir ao vídeo Second Life na Educação com uso de Sloodle e Moodle e ler o texto Difusão Científica Por Conteúdos Digitais No Sloodle/Second Life, Halmann e Pretto discuta na etapa 1 desse fórum as 3 questões propostas pelos autores:
 

A -Talvez a grande questão permaneça: é uma forma mais “colorida” de fazer a mesma educação tradicional ou são formas de construir novas educações?
 

B - Este é um espaço de mutilação ou criação de corpos, personagens e escritas?
 

C - Os conteúdos digitais utilizados nestes espaços contribuem para quais movimentos de apropriação?"


Discuta com seus colegas essas questões na aba Home, na data da etapa 1, no espaço reservado para comentários no post: Desvendando a EaD 3D!.




ETAPA 2 da Aula 2: 



Início da Etapa 2: 20/05/2011
Fim da Etapa 2: 23/05/2011



 

Antes de iniciar a etapa 2 do fórum, alugue e assista ao filme Avatar de James Cameron. (Para saber mais sobre esse filme, acesse: http://www.imdb.com/title/tt0499549/)
 

Após assistir ao filme e ler o texto Imersão e interatividade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem para Educação a Distância, com uso de Games e Realidade Virtual de Vânia Marins, Cristina Hauguenauer e Gerson Cunha, reflita sobre essas 3 questões:
 

A - O filme Avatar (sucesso de bilheteria) foi disponibilizado em duas versões: uma em 3D e outra em 2D. Qual versão você acredita que O SEU ALUNO gostaria de assistir ou assistiu?
 

B - Por quê?
 

C - O que esse filme tem em comum com a discussão que iniciamos na etapa 1 do fórum e com o tema da nossa aula: Design Didático de AVAs Imersivos para EaD?”

Discuta com seus colegas essas questões na aba Home, na data da etapa 2, no espaço reservado para comentários no post: Desvendando a EaD 3D!




Tenhamos todos um ótimo debate!!! :-)


Aline Reguine





______________________________________________________________


Aula 1

Início: 09/05/2011
Encerramento: 16/05/2011

Segundo Haguenauer et al (2009), muitos autores confundem os significados atribuídos aos termos Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Ambiente Colaborativo e Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (SGA).”

Discuta com seus colegas diferentes definições de AVA e SGA para diversos autores citando a referência bibliográfica na aba Home, no espaço reservado para comentários no post: Refletindo sobre AVA em EaD .